RESUMO DAS COMUNICAÇÕES
HISTÓRIA DA FILOSOFIA
A Ética da Alteridade em Emmanuel
Lévinas
Roney
Soares de Souza/ UNIMONTES
Eixo temático: História da Filosofia
Resumo:
O presente
trabalho é uma interpretação da Ética da Alteridade no pensamento de Emmanuel
Lévinas (1906-1995), a partir da metade do século XX. A pesquisa busca discutir
e compreender o ser humano através da inter-relação entre Filosofia, Ética e
Alteridade com os modos de existência pensados por Lévinas. A compreensão
desses dois aspectos é fundamental para entender o valor e o desvalor do ser
humano e do Outro. A intenção da Ética visa à estima de si e a solicitude do
Outro. Portanto, a Ética do dever, isto é, a deontologia busca o princípio do
respeito e da responsabilidade de si e da exigência de reciprocidade nas
relações com o Outro.
Palavras-chave: Ética, Alteridade,
Outro.
A construção social e seus mecanismos alienantes
Gilberto Fernandes Guimarães/UNIMONTES
freigilbertoguimaraes@hotmail.com
Eixo temático: História da Filosofia
Resumo:
Os tempos atuais
vem marcados por uma estrutura capitalista super poderosa e que deixa claro a
soberania de uns sobre outros na sociedade. Esse tipo de situação marca a
leitura feita pela filosofia conhecida como “teoria critica social”; uma linha
de pensamento muito bem trabalhada pelo filosofo alemão Theodor Adorno. Para
Adorno a sociedade está marcada por um sistema alienante prejudicial à
liberdade individual que cada ser humano possui; esse sistema nem sempre
executa suas ações na claridade, ou seja, a pessoa atingida por ele não percebe
que está sendo manipulada, enganada. Nesse caso se torna um problema sério
tendo em vista que essa postura gera no ser humano a perda de identidade,
criatividade e até mesmo a condição de ser “humano”, tornando o homem uma
espécie de marionete.
Palavras-chave: Alienação, Escola
de Frankfurt, Adorno, Emancipação, Autonomia
Evolução das bases conceituais da geografia a partir
das contribuições filosóficas marxistas
Susy Ane Pereira
da Silva/ Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo temático: História da Filosofia
RESUMO
A
Filosofia sempre esteve presente nas bases conceituais da Geografia enquanto
Ciência. Diversos autores consagraram seus nomes e foram de grande relevância
para o surgimento de diversas discussões na área. Entretanto Sposito (2004)
afirma pouca preocupação que se tem tido, na comunidade geográfica brasileira,
principalmente, com as bases que consideramos necessárias e que dizem respeito
à teoria do conhecimento.
A
Geografia teve dois grandes momentos de destaque na linha marxista, o primeiro
no pós guerra; e o segundo na chamada geografia crítica. Nessa época a
Geografia traduzia a reflexão dos grandes pensadores, expondo a própria relação
com a sociedade e natureza no processo evolutivo do pensamento.
Partindo
do pressuposto este trabalho irá buscar os laços mais íntimos que ligam
Filosofia e Geografia e que sem dúvida foram Ímpares para evolução do
pensamento geográfico.
Autores
Karl Marx é destaque de influencia filosófica na Geografia, e sera base para o
desenvolvimento deste.
Palavras-chave: Filosofia,
geografia, marxistas, pensamento geográfico.
A razão no Estado e o Estado racional
Luan José Silva Oliveira/UNIMONTES
Eixo temático: História da Filosofia
Resumo:
O
presente trabalho analisa a importância da razão para a teoria do Estado,
relacionando os autores que posicionam a razão como fundamento de existência do
Estado. Em sequência, analisa os efeitos que tal fundamentação implica para a
compreensão dos fenômenos de alteração legislativa dentro do Estado, o controle
de legitimidade das normas e a dos efeitos do princípio da razão sobre a
hermenêutica jurídica.
Palavras-chave: Estado racional. Teoria do estado. Política.
A importância da
articulação interdisciplinar no processo de investigação científica: uma
perspectiva epistemológica
Camila
Fonseca Alves/ Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo
temático: História da Filosofia
Resumo:
O
presente trabalho discute a interdisciplinaridade sob a perspectiva
epistemológica, isto é, discorre acerca das contribuições da proposta
interdisciplinar no âmbito do conhecimento científico. Para isso, buscaremos
subsídios nas concepções de Santos (1999), Dosse (2003) acerca dos paradigmas
dominante e emergente que classificam as formas de investigações utilizadas nas
ciências, denotando que o paradigma dominante tem provocado uma crise nas
ciências humanas. A partir disso, trataremos do termo complexidade de Morin
(2003, 2005), que a introduz como fator a ser investigado no processo de
construção do conhecimento científico. Entretanto, não se pode deixar de
mencionar a relação de certa complementaridade entre a interdisciplinaridade e
a especialização, uma vez que permite o diálogo e interação entre os
especialistas.
Palavras-chave:
complexidade; interdisciplinaridade; especialização.
Existencialismo: condenação a uma
liberdade antropológica
Danila de Morais Pinto/UNIMONTES
Eixo temático: História da Filosofia
Resumo
O existencialismo é uma doutrina
filosófica fortemente defendida por Jean-Paul Sartre e considera o indivíduo
como ser concreto, responsável pelo que fará de si mesmo, pois “a existência
precede a essência”. Primeiramente nascemos e posteriormente é que seremos
alguma coisa, e somos livres para escolhermos o que quisermos ser. Estamos em
uma liberdade que nos compromete durante todo o nosso existir e, por essa
razão, temos que assumir com responsabilidade as consequências de todas as
nossas escolhas e ações. Dessa forma, o homem em Sartre é ser livre, ele surge
no mundo, e com isso esta condenado a liberdade. Considera-se a facticidade
como o encontro desse homem sartreano com aquilo que lhe é imposto sem ser
negado, é o envolvimento daquele que é livre com algo que não escolheu se
comprometer, mas, no entanto não impede a liberdade humana. Assim, a
facticidade ganha sentido unicamente por meio da existência e liberdade
antropológica.
Palavras
chave: Existencialismo. Liberdade. Responsabilidade.
A Influência dos Pensamentos
Filosóficos de Johann Heinrich Pestalozzi na Educação
Alessandra Ribeiro Queiroz
Graduada em Letras- Inglês pela
Universidade Estadual de Montes Claros
e
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade
Estadual de Montes Claros – alessandra.rq@hotmail.com
Alcilene Pereira Seixas dos Santos
Graduada em História pela Universidade
Estadual de Montes Claros
e
Especialista em Didática e Metodologia do Ensino Superior pela Universidade
Estadual de Montes Claros – pspesquisa@yahoo.com.br
Eixo Temático: História
da Filosofia
Resumo
Este trabalho pretende mostrar o
princípio dos pensamentos filosóficos fundados sobre a educação com ênfase nas
ideias de Johan Heinrich Pestalozzi. Para tanto, utilizou-se de referências
bibliográficas concernentes ao pensador. Nessa perspectiva, como embasamento
teórico deste artigo foi utilizada as reflexões de Giles (1983), Luzuriaga
(1959), Pilletti (1986) dentre outros.
Inicialmente, Rousseau foi um grande influenciador nas ideias de
Pestalozzi, o qual teve como fundamento em seus trabalhos a natureza intuitiva
de cada indivíduo. Essa intuição, segundo Pestalozzi, é um conhecimento já
pertencente ao indivíduo, pois, basta o educador partir do conceito para a
efetivação do que se torna conhecido. Além disso, Pestalozzi também se dedicou
a educação popular, mas não repressiva fundada no amor. Portanto, observa-se a
importância dos fundamentos de pestalozzianos sobre a educação para todos
fundada, principalmente, por meio do amor, no entanto, apesar de toda a
contribuição da aprendizagem de Pestalozzi ainda fica muito aquém da educação
perfeita, já que para ele a sociedade só se humanizaria se estivesse em contato
com a educação, caso contrário, o ser se equivaleria a apenas um ser inferior
aos outros.
Palavras-Chave:
Filosofia; Educação; Intuição.
A compreensão do mal na filosofia de Santo Agostinho
Jovenildo Ferreira dos Santos
Universidade Estadual de
Montes Claros
Eixo temático: História da
Filosofia
Resumo
Este trabalho tem como objetivo pesquisar o problema do mal na filosofia de
Agostinho procurando mostrar o caminho percorrido por ele na construção do seu
conceito a respeito do mal, visto que, essa questão é relevante para entender a
época em que este filósofo viveu, ou seja, a era medieval. Uma vez que este era
um tema que ocupava significativa relevância nas discussões que permeavam a
moral católica. Para responder este
problema, Santo Agostinho lança mão de uma idéia daquilo que pode ser
compreendido como liberdade ou livre-arbítrio.
conduzida.
Palavras-chave:
Santo Agostinho; o mal; livre-arbítrio; filosofia
O Existencialismo como possibilidade de uma
realidade humana
Mário Clésio de
Lima/ UNIMONTES
mario.clesio@yahoo.com.br
Eixo temático:
História da Filosofia
RESUMO
O objetivo deste trabalho é refletir alguns aspectos do
existencialismo e da ideia de Jean-Paul Sartre, tendo como base os textos: O existencialismo
é um humanismo e a da obra O
Ser e o Nada. Na contramão de toda filosofia que toma como base a essência
no conhecimento do homem Sartre, com influência da fenomenologia de Husserl, analisa
a realidade Humana a partir da existência. Para ele, uma natureza humana só é
possível se pensada a partir do primado da existência, pois essa antecede a
essência. Para ele, não existe uma natureza humana a priori. Assim, cabe ao próprio homem a contrução de uma natureza
humana. É na medida em que o homem existe que ele se constrói. A contrução de
uma realidade humana só é possível através da ação livre do Para-si, ou seja,
dá ação do homem livre. Dessa forma, faz-se necessário a compreensão do
conceito de liberdade no pensamento sartreano.
Palavras-chave: Sartre; Homem; Existencialismo; Liberdade.
TEORIA E CRÍTICA LITERÁRIA
KIERKEGAARD FILÓSOFO LITERÁRIO DA
EXISTÊNCIA
História da
Filosofia- Teoria e Crítica Literária
Resumo
Kierkegaard foi
considerado como jogador da vida, buscou nos estádios a verdade para a
compreensão da existência. Considerado poeta, filósofo, estrategista,
dissimulado e irônico, usa os pseudônimos nos estádios da existência para
identificar as diversas fugas do homem. Propondo encontra-lo constrói papéis
pseudônimicos onde a figura representada através dos estádios desenvolva uma
riqueza de uma literatura romanceada, utilizando estratégias de uma comunicação
indireta. O jogo estético apresentado pelo engajamento da imaginação do real
vincula o fingimento da própria ilusão. As relações contextuais da escrita
emergem a resignificação da própria realidade.
Palavras-chave:
estádios, pseudônimos, existência.
Caleidoscópio
Sensorial e a Confluência dos Cinco Sentidos em Acenos e Afagos de João Gilberto Noll
Maria Amélia Castilho
Feitosa CALLADO/ Universidade Estadual de Montes Claros
Eixo
temático: Teoria e Crítica Literária
Resumo
Acenos e Afagos,
romance de João Gilberto Noll, publicado em 2008, assinala uma multiplicidade
de sentidos através de imagens que os unem para além do texto, cabendo ao
leitor refletir e decifrá-lo como um enigma. A sinestesia dá
a sensação de embriaguez, dúvida entre o real e o virtual. As sensações refletidas
por espelhos numa sucessão cambiante de ações, utilizam os sentidos para
produzir vertigem no leitor. Estudos feitos por Maurice Merleau-Ponty, Roland
Barthes, e Murray Schafer nos são úteis para mostrar como Noll arquitetou seu
romance, considerando a percepção sensorial e a sinestesia além dos efeitos
sonoros do ambiente propostos pelo autor como uma interpretação dos signos.
Palavras – chave: João Gilberto Noll; Literatura Brasileira; Crítica
Literária.
O
gênio em Schopenhauer e Goethe: proximidades entre Filosofia e Literatura
Nome/Instituição: Leandro Natalino da
Cruz/Universidade Estadual de Montes Claros (UNIMONTES);
leandrocruz09@gmail.com
História da Filosofia – Teoria e Crítica
Literária
Resumo
Schopenhauer em seu livro Metafísica do Belo, capítulo VI: Do Gênio, apresenta as características
principais do indivíduo genial. Segundo o filósofo, o gênio consiste em
perder-se em uma pura contemplação das Ideias e através da apreensão destas
criar as obras de arte autênticas. Afastando-se da sua vontade, ou seja, seus
interesses e desejos, o homem de gênio abandona a sua individualidade, perde-se
na intuição e deixa de ter um conhecimento subjetivo para possuir um
conhecimento objetivo do mundo. Esse momento de afastamento do mundo como
representação e dos objetos é o suficiente para apreender as Ideias, ou seja,
distanciar-se dos fenômenos e contemplar os seus arquétipos.
Para compreender claramente as suas
características, a relação do gênio com o sofrimento e o mundo (sua visão das
coisas, sua relação com os outros e com ele mesmo) Schopenhauer indica o livro
Torquato Tasso do escritor J. W. Goethe, afirmando que teremos uma descrição
incomparável dessas falhas e dos sofrimentos decorrentes no Tasso de Goethe,
daí o objetivo deste trabalho, que é apresentar as características do homem
genial, unindo a teoria do gênio de Schopenhauer com o Torquato Tasso de
Goethe.
Palavras-Chave: Schopenhauer, Gênio,
Goethe.
O efeito
Granger: crítica e metacrítica contemporâneas
Pablo Vinícius Dias Siqueira
Universidade Estadual de Montes Claros -
UNIMONTES
Eixo temático: Crítica
Literária
RESUMO
O
ato de escrever e pensar, o fato de sentir, impele sempre para o momento em que
as razões, as ideias, as formas em curso são postas em cheque para então
revelarem a resistência dos argumentos que as sustentam. É assim que se prova o
gosto do próprio veneno. Quem faz a crítica jamais escapará, se ético, da
autocrítica. O efeito Granger é,
pois, pensamento-ação, é a experiência de tal linguagem que te faz transcender
daquilo mesmo que você é para outra
coisa que te faz perder total interesse nessa mesmice: agora só o mundo basta.
Tal efeito provoca o desejo de pensar, de refletir, de especular sobre o
tema-desafio que o mundo enfim te apresenta. No artigo em questão, o desafio é
pensar a crítica e a metacrítica contemporâneas.
Palavras-chave: Crítica Literária, Metacrítica,
Linguagem.
HERMENÊUTICA
A mudança do “ver” para o “olhar” a partir
da fenomenologia da percepção desenvolvida por Merleau Ponty, percebida na
crônica “A arte de ser feliz”, de Cecília Meireles
Raquel Ferreira de Souza/ Instituição: FEAMIG/FAJE
professoraraquelsouza@yahoo.com.br
Eixo temático: Teoria e crítica literária
RESUMO
A escolha de se
fazer um diálogo entre literatura e fenomenologia não é inédita. Há muito tal
diálogo tem chamado atenção de estudiosos de ambas as áreas, e isto porque a
literatura como uma expressão genuína do ser humano mostra-se também como um
evento que revela e aparece ao leitor. O mesmo, através de uma percepção
mimética é mudado/ transformado, a partir de suas leituras, sejam de palavras,
sejam do mundo. Nesse sentido, não existe parceria textual melhor para a
fenomenologia, que a literatura, que ora retrata, ora encena (verossimilhança),
ora objetiva, ora subjetiva, elementos que, por sua vez, também são bastante
retratados em estudos de fenomenologia. Busca-se, pois, ofertar uma análise
sobre a fenomenologia da percepção, desenvolvida por Merleau Ponty (filósofo
contemporâneo), a partir da crônica “A arte de ser feliz”, de Cecília
Meirelles. O objetivo desse trabalho é desenvolver uma breve análise sobre a diferença
do ver e do olhar, na supracitada crônica, considerando a figura do narrador
como um “narrador-corpo”, ou seja, um narrador que percebe o que está ao seu
redor a partir do seu corpo e de suas sensações.
Palavras-chave: Fenomenologia. Merleau Ponty.
Cecília Meireles.
Salvio hexia:
ofidioglossias sobre o olho demoníaco de Clarice Lispector
Para Thaise Diaz, minha mãe
Pablo
Vinícius Dias Siqueira
Universidade
Estadual de Montes Claros - UNIMONTES
Eixo
temático: Hermenêutica
RESUMO
O
pensamento que colore o artigo em questão é transcrição de arrepios que a
escritura de Clarice Lispector provoca em mim. A forma que contorna tal
colorido, compondo assim um desenho-conceito, é o traço filosófico com o qual
me disponho a pensar a filosofia da literatura para realizar, com
autoelaboração e diálogo, uma hermenêutica selvagem do pensamento de Lispector
e atender ao desejo íntimo e profano de filosofar sobre a ficção em questão.
Sibilar sobre o olho negativo de Lispector é o que se coloca em jogo.
Palavras-chave: Clarice Lispector, olho,
hermenêutica.
Princípios e regras: caminhos para uma distinção.
Jonas Veloso Santos/ Unimontes.
jonasveloso@outlook.com
Eixo temático: Hermenêutica
Resumo
Com a expansão da jurisdição constitucional e
aumento do poder de interpretação das normas jurídicas pelos juízes, uma
correta compreensão e aplicação das espécies normativas é imprescindível para o
fundamento ético do direito. Todavia, o conceito de normas jurídicas e a
discussão sobre sua distinção entre princípios e regras constituem temas de
infindáveis controvérsias na hermenêutica jurídica contemporânea. Nesse
panorama, o presente trabalho pretende analisar a distinção entre as duas
espécies de normas: os princípios e as regras. Para tal, serão verificadas as
bases da teoria do direito do jusfilósofo Ronald Dworkin em sua obra intitulada
Taking Rights Seriosly (traduzido
para o português como Levando os Direitos a Sério).
Palavras-chave: Princípios, Regras,
Distinção.
A Hermenêutica da Educação Ambiental
e a Ética nas Empresas Públicas
Aldair de Oliveira Pinto/Unimontesriadlla2@gmail.com
Eixo temático: Hermenêutica
Resumo
O Estudo e
assimilação dos conceitos de Hermenêutica e Ética colaboram sobremaneira para o
bom desempenho dos Agentes e órgãos públicos junto à sociedade, com esse
objetivo, o presente trabalho busca mostrar a importância de se abrir os olhos
para a questão da sustentabilidade. Notamos que nas empresas públicas muito se
desperdiça e nada é realmente reaproveitado, com o intuito de encontrar
soluções para este problema, sugerimos atitudes mais inteligentes e que causam
menos impacto no meio ambiente, evitando desperdícios, a degradação do mesmo, além
de assegurar para as futuras gerações um planeta melhor para se viver, dando
exemplo que isso é possível se deixarmos nos guiar pelos preceitos da Ética.
Palavras-chave: Hermenêutica. Sustentabilidade. Empresas públicas